HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAÇ 1º AO 3º ANO CIÊNCIAS

CONCEITOS

FUNDAMENTAIS

HABILIDADES

 

EXPECTATIVAS

Vidas nos ambientes

H1. Relação das ações humanas com o equilíbrio ambiental (degradação, extinção, impacto ambiental, coleta seletiva, tratamento da água e esgoto)

 

1, 2, 3, 4

H2. Reconhecer a diversidade de ambientes, recursos naturais (água, solo, luz, ar) e seres vivos.

 

5, 6, 13

H3. Animais – diversidade, habitat, ciclo de vida, alimentação, morfologia, comportamento, reprodução.

 

7, 8, 10, 11, 12

H4. Plantas – diversidade, ciclo de vida, partes das plantas, usos (alimentício/farmacológico).

 

9, 10, 13

    


 


 


 


 

Ser humano e Saúde

H1. Reconhecer o corpo humano como um sistema integrado, nomeando suas partes, reconhecendo sentidos e percebendo suas fases de desenvolvimento.

 

1, 2, 4

H2. Desenvolver hábitos de higiene e cuidados com o corpo relacionados com alimentação saudável, práticas esportivas e demais cuidados com a saúde.

 

3,5,6

H3. Reconhecer e respeitar as diferentes individuais de etnia, idade e sexo.

 

7

    


 


 


 


 


 


 

Materiais e transformações

H1. Identificar materiais que compõe objetos, associando suas propriedades aos respectivos utilidades na sociedade.

 

1,2

H2. Reconhecer a importância dos recursos naturais para a vida no planeta Terra (água, ar, solo, energia solar).

 

4,6,7,8,9,10,11

H3. Sequenciar e descrever transformações de recursos e materiais em diferentes contextos (ciclo da água, produção de alimentos, enferrujamento).

 

3,5,12,13,

H4. Compreender a importância do uso e do consumo consciente bem como de medidas coletivas para melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade (coleta seletiva, tratamento da água e esgoto).

 

14,15,

H5. Reconhecer e adotar atitudes de segurança no manejo de diferentes materiais evitando acidentes.

 

16

    

Sistema Sol e Terra

H1. Observar e comparar os elementos constituintes do céu, diferenciando dia e noite, percebendo inclusive os hábitos de vida relacionados a cada uma destas partes do dia.

 

1,9

H2. Estabelecer relações entre luz e sombra

 

2,3,4,5,6

H3. Compreender o movimento de rotação e translação.

 

7

H4. Constatar a presença de eventos que se repetem na natureza (dia/noite, variação de temperatura: frio/calor).

 

8

    

Comentários