HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAÇ 1º AO 3º ANO CIÊNCIAS
CONCEITOS FUNDAMENTAIS | HABILIDADES | EXPECTATIVAS | |
Vidas nos ambientes | H1. Relação das ações humanas com o equilíbrio ambiental (degradação, extinção, impacto ambiental, coleta seletiva, tratamento da água e esgoto) | 1, 2, 3, 4 | |
H2. Reconhecer a diversidade de ambientes, recursos naturais (água, solo, luz, ar) e seres vivos. | 5, 6, 13 | ||
H3. Animais – diversidade, habitat, ciclo de vida, alimentação, morfologia, comportamento, reprodução. | 7, 8, 10, 11, 12 | ||
H4. Plantas – diversidade, ciclo de vida, partes das plantas, usos (alimentício/farmacológico). | 9, 10, 13 | ||
Ser humano e Saúde | H1. Reconhecer o corpo humano como um sistema integrado, nomeando suas partes, reconhecendo sentidos e percebendo suas fases de desenvolvimento. | 1, 2, 4 | |
H2. Desenvolver hábitos de higiene e cuidados com o corpo relacionados com alimentação saudável, práticas esportivas e demais cuidados com a saúde. | 3,5,6 | ||
H3. Reconhecer e respeitar as diferentes individuais de etnia, idade e sexo. | 7 | ||
Materiais e transformações | H1. Identificar materiais que compõe objetos, associando suas propriedades aos respectivos utilidades na sociedade. | 1,2 | |
H2. Reconhecer a importância dos recursos naturais para a vida no planeta Terra (água, ar, solo, energia solar). | 4,6,7,8,9,10,11 | ||
H3. Sequenciar e descrever transformações de recursos e materiais em diferentes contextos (ciclo da água, produção de alimentos, enferrujamento). | 3,5,12,13, | ||
H4. Compreender a importância do uso e do consumo consciente bem como de medidas coletivas para melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade (coleta seletiva, tratamento da água e esgoto). | 14,15, | ||
H5. Reconhecer e adotar atitudes de segurança no manejo de diferentes materiais evitando acidentes. | 16 | ||
Sistema Sol e Terra | H1. Observar e comparar os elementos constituintes do céu, diferenciando dia e noite, percebendo inclusive os hábitos de vida relacionados a cada uma destas partes do dia. | 1,9 | |
H2. Estabelecer relações entre luz e sombra | 2,3,4,5,6 | ||
H3. Compreender o movimento de rotação e translação. | 7 | ||
H4. Constatar a presença de eventos que se repetem na natureza (dia/noite, variação de temperatura: frio/calor). | 8 | ||
Comentários
Postar um comentário